25/11/08

MAITEI - SAUDAÇÕES

Maitei - (subst.) saudações, cumprimentos, apertos de mão. Nos exemplos abaixo, frases com palavras de saudação, de cumprimento, cortesia, atenção e reverência. Tradução literal.

  1. Che... Eu sou... Cheréra... Meu nome é...
  2. Chererajoapy... Meu sobrenome é...
  3. Cheareko... Ary. Eu tenho... Anos.
  4. Mbovy arýpa rereko. Quantos anos tu tens?
  5. Che joyke’ýkuéra héra... Os nomes dos meus irmãos...
  6. Che aiko... (nome da cidade) +/pe/me/. Eu moro em...
  7. Aguyje. Obrigado.
  8. Amba’apo...pe/me. Eu trabalho no...
  9. Che (nome da cidade) +/gua. Eu sou de...
  10. Che róga opyta... Minha casa fica na...
  11. Che ru héra... O nome do meu pai é...
  12. Che sy héra... O nome de minha mãe é...
  13. Mba’éichapa nderéra. Como é teu nome?
  14. Mba’éichapa ndererajoapy. Como é teu sobrenome?
  15. Mba’e apohápa ndépa. No que trabalhas?
  16. Moõguápa nde. De onde és?
  17. Moõitépa nde róga. Onde fica tua casa?
  18. Moõpa reiko. Onde moras?
  19. Moõpa remba’apo. Onde trabalhas?
  20. Mba’éichapa héra nde joyke’ykuéra Quais são os nomes de teus irmãos?
  21. Mba’ẽichapa neko’ẽ. Como amanhecestes?
  22. Cheko’ẽ porã ha ndépa. Amanheci bem e tu?
  23. Cheko’ẽ porã avei. Amanheci bem, também.
  24. Mba’éichapa nde ka’aru. Como vai tua tarde?
  25. Cheka’aru porã ha ndépa. Cheka’aru porã avei. Minha tarde vai bem e a tua? A minha tarde vai bem também.
  26. Mba’éichapa nde pyhare. Como vai tua noite?
  27. Chepyhare porã ha ndépa. Chepyhare porã avei. Minha noite vai bem e a tua? Minha noite vai bem, também.
  28. Mba’éichapa ndeasaje. Como vai tua tarde (sesta)?
  29. Che asaje porã ha ndépa. Cheasaje porã avei. Minha tarde (sesta) Vai bem e a tua? A minha tarde (sesta) vai bem, também.
  30. Che maitei rory maymavápe. Minha cordial saudação a todos.
  31. Avy’aite nendive. Muita felicidade para ti!
  32. Heta vy’apavẽ ary pyahúre. Muita felicidade a todos pelo Ano Novo.
  33. Maitei paha. Despedida.
  34. Nderoryete. Tenhas muita alegria!
  35. Nemarangatuete. Seja digno!
  36. Tandepo’aite. Boa sorte!
  37. Tereho porãite. Vá bem!
  38. Terehupyty vy’apavẽ. Tenha (alcance) toda a felicidade!
  39. Terevy’aite. Muitas felicidades!
  40. Vy’apavẽ Arete Guasúre. Boas Festas.
  41. Vy’apavẽ Ary Pyahúre. Feliz Ano Novo.
  42. Vy’apavẽ Hesu Arareñóire. Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguyjevete ne ñe'ë. Obrigada pelo teu comentário.