21/01/10

Ñande Reko Resakã Yvy Rupa



http://guaraniportugues.blogspot.com/Mba’epa: Ñemboaty Guasu: Ñande Reko Resakã Yvy Rupa - Encontro dos Povos Guarani da América do Sul.

Mamópa: Aldeia Indígena Tekoha Añetete, Diamante D’Oeste - Paraná

Araka’épa: 02 e 05 de fevereiro de 2010.

Mávapa ohóta: Guarani Kaiowa, Ñandéva e Mbya (Brasil); Chiriguano (Bolívia); Ache, Guayaki, Kaiowa, Mbya e Ava-Guarani (Paraguai); Mbya (Argentina).

Mávapa omoĩporã: Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, reunirá cerca de 800 indígenas

Maerã ojapo kóva; O objetivo principal é fortalecer o intercâmbio cultural e fortalecer a relação e reduzir o abismo existente entre essas populações e os não índios.

O Ñande Reko Resakã Yvy Rupa reunirá lideranças indígenas da etnia, autoridades e convidados dos países participantes. Os dois primeiros dias do evento serão dedicados às plenárias constituídas apenas por indígenas. O terceiro e último dia de reunião serão dedicados à exposição das considerações e deliberações tomadas em assembleia.

Ko’ãva omoporã apopyre: ministros da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Paraguai, Ticio Escobar; Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula; Rubem Ferreira Tomaz de Almeida antropólogo, coordenador do projeto.


Yvypóra aty: Ñande Reko Resakã Yvy Rupa tem a parceria da Itaipu Binacional, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), das prefeituras de Diamante D’Oeste e de Foz do Iguaçu, das Secretarias de Educação e de Cultura do Paraná, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e do Exército Brasileiro. O Instituto Empreender é responsável pela produção executiva do evento. Além delas, o projeto ganhou o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Fórum dos Ministros de Cultura dos países do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguyjevete ne ñe'ë. Obrigada pelo teu comentário.