20/06/11

Dicas para redigir um convite em guarani

http://guaraniportugues.blogspot.com/ 
 Dicionário Guarani / Português, Português / Guarani.



Dicas para redigir um convite de aniversário em guarani
 Peipirũ – Convite 
Techapyrã / exemplo
São Paulo, ---- jasypokõi 2011me
(Maitei ñepyrũmby - Cumprimento inicial). Che sy, tío, ru, irũ, etc.) porãite (marandu) Fulano, meu tio, mãe, pai, amigo estimado, querido.
(Hete - Corpo) Ko ára, ..... pe/me, arapoteĩ, che amomandu’a.... arajerépe. Jasy ára porãite (poravopyre), upévagui, che roha’arõta che rógape, 11,30 aravo jave  eju haguã che aramobotyhápe. / No dia (dia), (mês), vou comemorar meus (tantos anos).  Dia muito especial. Por isso, espero-te em minha casa, às (horas), venha para meu aniversário.
(Maitei paha - Despedida) Néi, añuã ndéve guarã. Jajuecha peve. (Roryetépe romomaitei.) (Ñandejára ha isy tanderovasa akoiete ndéve.) (Rohayhu ha rohechaga’u.)
/ Assim, um abraço para ti. Até logo. (Com alegria te cumprimento.) (Que Nosso Senhor e sua Mãe sempre te abençoem), (Mais íntimo: Amo-te e sinto saudade).
(Arange - Data) 00/00/2011
(Tenda - Local) CEP.... Rua ....... No. ......, Bairro
(Teraguapy- Assinatura) ------------------

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Aguyjevete ne ñe'ë. Obrigada pelo teu comentário.