05/05/12

Pohã ñana ojepuruvéva / Plantas medicinais que usamos Mango Afrikapegua / Manga africana, Irvingia gabonensis

http://guaraniportugues.blogspot.com/ 
 Dicionário Guarani / Português, Português / Guarani. 
Cecy Fernandes de ASSIS



7 - Pohã ñana ojepuruvéva / Plantas medicinais que usamos
* Aiporu mboyve eporandu ipohãnoha. Antes de usar consulte seu médico.
Mamópa / Onde: Nativa na floresta úmida do Golfo da Guiné, oeste da leste e sul de Cabinda (Angola), parte ocidental da República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe. É plantada no sudoeste da Nigéria, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Togo e Benin.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Irvingiaceae
Mba’épa ojeporu ichugui: Mba’e ra’ỹi piru / Parte utilizada: caroço seco.
Mba’épa guarãpa iporã: Pohã iporãva tembi’u ombojy porã haguã ñande py’ápe. Itembi’u  heta kyra ha proteína iporãva.Propriedades: Planta boa para digestão e metabolismo. É um alimento rico em gordura, proteína. Laxante.
Mba’épe guarãpa iporã: oipytyvõ ambopiru. Oipytyvõ tyekue ryepypegua osẽmba porã haguã. Omboguejy asuka , / Indicações:  Ajuda a emagrecer e controla a diabete.
Mba’épepa ndoúi: Hyeguasúvape. imemby kambúvape ha mitã oguereko’ỹva guéteri poteĩ(6) ára. Umi oguerekóva alergia. Umi Ndojeporu areterei va’erãi./ Precauções e contra indicações: Grávidas. Lactantes e crianças com menos de 6 anos.  Pessoas que tem alergia. No deve ser usada em períodos prolongados.

Iporãitereíva jaikuaa
  • Estudos mostraram que populações tribais da África Ocidental, de algumas tribos apresentavam baixa incidência de obesidade, diabetes e doenças relacionadas devido ao uso constante de uma pasta feita das sementes da Irvingia gabonensis, utilizada para engrossar sopas.
  • Esta descoberta levou ao desenvolvimento de um extrato concentrado de Irvingia gabonensis.
  • O extrato  emagrece pela queima de gordura. Também controla a deslipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue). Reduz o colesterol LDL, e triglicerídeos.Melhora os níveis do colesterol HDL. Reduz os níveis de glicose.
  • A IrvingiaGabonensis auxilia no equilíbrio orgânico, em virtude especialmente do alto teor de fibras que contém. Foi aprovada pela FDA (USA) como medicina alternativa e suplemento alimentar
  • Irvingia Gabonensis, foi aprovada pela FDA (USA) como medicina alternativa e suplemento alimentar.
  • ANVISA: Não existe, no Brasil, a categoria regulatória “complemento alimentar”, Plantas medicinais industrializadas só podem ser comercializadas como medicamento fitoterápico ou como droga vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguyjevete ne ñe'ë. Obrigada pelo teu comentário.