22/09/12

MARAVICHU, MARAVICHU, MBA’ÉMOTEPA...

http://guaraniportugues.blogspot.com/
 Dicionário Guarani / Português, Português / Guarani. 
Cecy Fernandes de ASSIS


ü  Maravichu: ha’e umi ñembokupyjái ojejapóva heta mba’ére ha ñañepyrũ péicha: Maravichu, maravichu mba’émbotepa ha oha’ãrõva ñembohovái katupyry. Advinha: é uma brincadeira que usamos muito. E começa assim: O que é o que é? E para a qual encontramos uma resposta boa.
ü    Maravichu,maravichu mba’émbotepa: Ojejaityrõ ári ikarai,oñeha’arõ ikuñakuéra mbohapy. O que é o que é: Quando se joga para cima é homem, quando cai são três mulheres? Ryguasu rupi’a (ryguasu rupi’a jape, tupi’aygue ha tupi’a pytãngue) / Ovo (a casca, clara e gema).
ü    Maravichu, maravichu mba’émbotepa: Oguahẽ hóga renondépe, ha katu ndokéi. O que é o que é: Chega à frente de sua casa, mas não entra? Hasaha’i / Calçada.
ü  Maravichu,maravichu mba’émbotepa: Ipytã ha ohetũ tykuhũ hovy. O que é o que é: É vermelho e cheira tinta azul? Tykuhũ pytã / Tinta vermelha.
ü  Maravichu, maravichu, mba'émotepa: Peteĩ kuña po’i oike ka'aguýpe ha
osẽ iñakã rehe ysypo.
/ O que é o que é: Uma senhora magra entra no mato e sai com um cipó na cabeça? Ju /Agulha.
ü  Maravichu,maravichu mba’émbotepa: Oikove ypy Ýpe, oikove Ýpe, Omano Ýpe, hakatu akỹ tapia jepe. O que é o que é: Nasce no Rio, vive no Rio, morre no Rio e nem sempre está molhado? karióca / Carioca.
ü  Maravichu,maravichu mba’émbotepa: Oñemohakambyjái aike haguã. O que é o que é: Abre as pernas para enfiar? Tesairũ / Óculos.
ü  Maravichu,maravichu mba’émbotepa: Isy hovy, imemby ipytã. isy ndaipochýiva, ha imembyitarova. O que é o que é: Sua mãe é verde, sua filha encarnada, a mãe é mansa e a filha danada. Ky’ỹi / Pimenta.
ü  Maravichu maravichu, mba'émotepa: Ñapo'ẽramo hesape, okaru. / O que é o que é: Quando metemos os dedos em seus olhos, ela come? Jetapa / Tesoura.
ü  Maravichu, maravichu mba’émbotepa: Ko’ẽvo opu’ã ha pyhare oke. / O que é o que é: De manhã se levanta e de tarde dorme? Kuarahy / Sol.
ü  Maravichu, maravichu mba’émbotepa: Opo , opo , ivai ha hovyũ. / O que é o que é: Pula, pula, é feio e verde? Kururu / Sapo.
ü  Maravichu, maravichu mba’émbotepa: iñakã apu’a ha hova hũ. / O que é o que é: Sua cabeça é redonda e sua cara é preta? Japepo itakanduagui / Panela de ferro.
ü  Maravichu, maravichu mba’émbotepa: Ipire hovyũ ha ijapytu’ũ pytã. / O que é o que é: Sua pele é verde e seu miolo é vermelho? Sandia / Melancia.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa:Ikũre mante oguatáva. / O que é o que é: Caminha só pela sua língua? Yvymbovoha / Arado.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Peteĩ kuña sa’yju oike kotýpe ha osẽ hova pytã / O que é o que é: Uma moça que é amarela que entra no quarto e sai com o rosto vermelho? Chipa / Chipa.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Ipoty itaju ha hi’a kuarepotĩ / / O que é o que é: Sua flor é de ouro e sua barriga de prata. Mandyju /Algodão.
ü   Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Inambi rehe oguatáva / O que é o que é: Caminha por suas orelhas? Karréta / Carreta de boi.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa:Kuarahy osẽha gotyo, iñakãrapu’ã; kuarahy oikeha gotyo, ojayvy. / O que é o que é ao sair o sol sai, levanta a cabeça, ao entrar o sol, abaixa a cabeça? Poty kuarahyjere / Girassol.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa:Ijyképe hague ha mbytépe iperõ / O que é o que é: Seu lado é cabeludo e seu meio é pelado? Tape / Caminho.
ü    Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Iñakã mokõi, hesa irundy ha huguái peteĩ. / O que é o que é: tem duas cabeças, quatro olhos, um rabo? Kavaju arigua (kavaju áripi) /Jóquei.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Ijape kuarepotĩ ha ikorasõ itaju. O que é o que é: Sua casca é amarela e seu coração é de ouro? Ryguasu rupi’a / Ovo.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa:Ka’aguýpe oñemoña ha ýpe upéi oikove / O que é o que é: No mato se cria e depois vive na água?Yga / canoa.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa:Ndeha, cheha, ndeha, cheha / O que é o que é: Agora tu, agora eu, agora tu, agora eu? Py / Pé.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Jajopy ipy’ape ha okapu / O que é o que é: Apertamos a sua barriga e ele, explode? Manduvi / Amendoim.
ü    Maravichu, maravichu, mba’émotepa: Oikévo hatã ha osẽvo hu’ũ, morotĩ ha osyry / O que é o que é: Ao entrar é duro, ao sair é mole, branco e pastoso? Mbujape kambýpe / O pão mergulhado no leite.
ü  Maravichu, maravichu mba’émbotepa: Ko’ẽvo oke ha pyhare opu’ã / O que é o que é: De manhã dorme e de noite levanta?Jasy / lua.
ü  Maravichu, maravichu, mba’émotepa:Cherecháva ndachepotái ha chepurúva ndacherechái/ O que é o que é:  Quem vê não quer e quem usa não vê?Te’õryru / ataúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguyjevete ne ñe'ë. Obrigada pelo teu comentário.